terça-feira, fevereiro 14, 2017

Minha foto circulando

Ontem pela manhã, antes de sair, dei uma olhada rápida em meus e-mails. Nem sei por que fiquei curioso em ler uma resposta dada em um tópico do Facebook que eu acompanhava. Veio cópia. Quando abri, levei um susto. Um desconhecido (para mim) estava usando a foto acima no perfil dele. A minha foto clássica ouvindo Beatles aos cinco anos! Depois ele explicou que capturou essa imagem em 2007, ainda no tempo do Orkut, e que pensou que fosse de outra pessoa. Tudo bem, deixa assim. Aproveitei para divulgar novamente esse momento histórico da minha vida e ficou claro para todos que esse menino aí sou eu. Modéstia à parte (mas minha mãe é que deveria dizer isso, se viva estivesse, pois foi a fotógrafa), essa foto ficou bem legal. E se tornou ainda mais emblemática porque eu vim a ser um notório ouvinte musical pela vida afora. Além de provar que eu era fã dos Beatles desde pequenininho - literalmente!
Já divulguei essa foto várias vezes aqui e em redes sociais, mas acho que cometi um erro. O disco que eu estava ouvindo não era "I Want to Hold Your Hand", como eu pensava (e registrei aqui e depois novamente aqui, por ocasião do show de Paul McCartney em Porto Alegre). É mais provável que fosse o compacto"Long Tall Sally"/ "I Call Your Name". Ganhei esse disco de meu tio Pedrinho no meu aniversário de cinco anos. Isso foi em dezembro de 1965. Lembro bem que o levei para o balneário de Atlântida no verão de 1966. Inclusive, esse toca-discos portátil ("eletrola", como chamávamos) que só funcionava a pilha chegou a ser usado à beira da praia. Eu e meu tio ouvimos o disco lá mesmo, na areia, com o som do mar ao fundo. Lembro que eu gostava mais do lado A, que hoje sei ser um rock clássico de Little Richard cantado por Paul, mas meu tio preferia o lado B, de Lennon e McCartney na voz de John.