quarta-feira, março 22, 2017

Roger Hodgson em Porto Alegre

Em duas horas de show, como anunciou que seria bem no começo (incluindo o bis programado), Roger Hodgson agradou ao público do Pepsi on Stage, ontem, em Porto Alegre. Veio com banda completa e cantou todos os clássicos do Supertramp que os fãs esperavam ouvir. Era o dia de seu aniversário e, ao escutar um espontâneo "Parabéns a Você" da plateia, perguntou se aquilo era "Happy Birthday". A data seria registrada em dois momentos posteriores: quando uma moça entrou no palco trazendo um bolo com velas e também com uma interpretação de "Birthday", dos Beatles, por iniciativa do grupo.

Simpaticíssimo, alternando entre teclados e guitarras, Roger falou inglês a maior parte do tempo. Abriu com "Take The Long Way Home", depois disse que a música era o melhor remédio e que todos deveriam deixar para trás os problemas durante a apresentação. Dedicou "Lovers in the Wind", de seu primeiro disco solo, aos namorados presentes. Avisou que iria cantar uma canção que havia composto aos 19 anos, na Inglaterra, sonhando com as belas mulheres da Califórnia, "mas se eu já soubesse do Brasil ela se chamaria 'Breakfast in Brazil'!" E cantou "Breakfast in America".

Um raro momento em que tentou se comunicar em português foi quando explicou a letra de "Death and a Zoo": "Se você fosse um animal, o que faria se tivesse que escolher entre a morte e o zoológico?" Mas a galera vibrou mesmo com as composições do tempo do Supertramp, como "The Logical Song", e chegou ao êxtase em "Dreamer", que a turma da minha idade lembra como o tema do programa "Transasom", da TV Gaúcha (hoje RBS TV).

Depois do "fim oficial" com "Fool's Overture", Roger e banda voltaram para o bis com o enérgico rock "Had a Dream", de seu primeiro álbum solo, e encerraram com as duas que faltavam: "Give a Little Bit" e "It's Raining Again". Como se sabe, o Pepsi on Stage não é um bom local para shows em termos de acústica, mas ontem o som esteve razoável. Enfim, foi uma noite bem sucedida para todos. Parabéns a Roger pelo show e por seus 67 anos bem comemorados.