segunda-feira, julho 17, 2017

Frio chegando, etc.

O frio chegou pra valer em Porto Alegre. Mas mesmo a temperatura tendo ficado abaixo de 30 graus nos dias anteriores, não se pode dizer que não tivemos o tradicional "veranico de julho", aquele de que só eu e os meteorologistas lembramos. Agora vem o inverno de verdade.
-*-
Há décadas não acompanho mais futebol, mas fico triste de ver o que está acontecendo com o Internacional. Mas tenho fé de que tudo vai melhorar, o time vai se reerguer e não será rebaixado à série C!
-*-
Meu audiobook do momento é "Googled". Tinha curiosidade de conhecer esse livro desde que vi uma entrevista do autor Ken Auletta no canal Bloomberg (como comentei aqui). Eu lembro bem de quando o Google começou a ser recomendado pelos internautas como uma ferramenta de busca bem mais eficaz do que o Alta Vista, que era o usual até então. Enquanto outros sites de pesquisa, como o Yahoo, tentavam criar um ambiente de "portal", para reter o usuário, o Google fez exatamente o contrário: sua ideia era tirar o consulente dali o mais rápido possível e levá-lo para a página desejada. Deu certo. 
-*-
Meu filme preferido do momento (sim, isso também muda de tempos em tempos) é "Desaparecido", de Costa Gavras. O ano original de lançamento é 1982, mas acho que passou no Brasil em 1983. Eu o vi, na época, e lembro de ter gostado, mas hoje consigo apreciá-lo muito mais. É a história real de um americano que estava no Chile bem na época do golpe de 1973 (o "outro 11 de setembro", como hoje está sendo chamado) e acabou capturado e executado. Fiquei tão entusiasmado ao revê-lo que encomendei não só uma edição especial importada da Criterion Collection, cheia de extras, mas também o livro de Thomas Hauser no qual a produção se baseou. O filme tomou algumas liberdades, mas na maior parte do tempo é fiel até mesmo aos diálogos da obra. Desempenhos extraordinários de Jack Lemmon, Sissy Spacek, John Shea e Melanie Mayron. Blu-ray, por enquanto, só na Itália. 
-*-
Notícia transmitida pelo amigo comum Auber Lopes de Almeida: Paulo Pruss, que aparece comigo na foto acima, teve um infarto em Portugal, onde se encontra desde junho. "Segundo me contou, a coisa foi bem grave, mas como é guri novo, já vai ter alta na quarta-feira", afirma Auber. Que susto, hein? Que se recupere bem e volte são e salvo para o convívio da família. Força, Paulo!
-*-
Boa semana a todos!