domingo, agosto 06, 2017

Legendas boicotam Porto Alegre em Blu-ray dos Stones

O excelente documentário "Olé Olé Olé!", sobre a turnê dos Rolling Stones pela América Latina, contém uma falha imperdoável nas legendas: a citação a Porto Alegre é transcrita corretamente apenas na versão em inglês. Em todas as demais, o nome da capital gaúcha é omitido, inclusive em português!
Aqui a parte do menu incluindo um atalho para o trecho sobre Porto Alegre. É uma passagem bastante curta, enfatizando apenas o dilúvio que caiu naquele inesquecível 2 de março de 2016. Eu estive lá e comentei tudo aqui. Um pouco antes no filme, Keith Richards havia mostrado a sua "vara da chuva" e os movimentos mágicos que fazia para evitar que chovesse no momento da apresentação. Mas, quando aparecem as cenas do Beira-Rio, o guitarrista reconhece que o truque nem sempre dá certo.
Enquanto vemos Mick literalmente cantando na chuva, no melhor estilo Gene Kelly, ouvimos a voz de Keith Richards descrevendo a sensação de estar em Porto Alegre "em meio aos elementos".
Aí está o que foi traduzido para a legenda em português. Nada de citar Porto Alegre. A mesma omissão se verifica nas traduções para alemão, espanhol, francês, holandês e italiano. Somente no texto em inglês a cidade foi mencionada. É uma referência importante, pois foi o único show de toda a turnê a se realizar embaixo d'água.
O filme documenta a passagem dos Stones pelo Chile, Argentina, Uruguai, Brasil, Peru, Colômbia, México e, após um longo suspense mostrando de tempos em tempos as negociações e incertezas, Cuba. Para quem quiser ver o show completo do grupo na ilha, já existe o Blu-ray/DVD "Havana Moon". "Olé Olé Olé!" não contém músicas completas, exceto nos extras, em que foram incluídas as performances de "Out of Control", "Paint it Black" (Buenos Aires), "Honky Tonk Women", "Sympathy for the Devil" (São Paulo), "You Got the Silver", "Midnight Rambler" e "Miss You" (Lima). Mas é interessante ver cenas de bastidores e a interação da banda com fãs e amigos, como Ron Wood e o artista plástico Ivald Granato pintando juntos em São Paulo.