domingo, janeiro 28, 2018

Morre o criador do Recruta Zero

Estas duas relíquias de minha biblioteca atestam minha admiração pelo Recruta Zero e todos os personagens criados pelo genial Mort Walker. Eu os lia desde a infância, mas hoje percebo que eles são na verdade para adultos. Mort refletia neles comportamentos típicos da vida real. O Tenente Escovinha, jovem que era promovido muito cedo para uma posição para a qual ainda não tinha maturidade. A esposa do General, típica "Primeira Dama", a quem o poderoso oficial devia obediência ao chegar em casa. Dona Tetê, a secretária gostosa. Quindim, o mulherengo. 
Uma curiosidade é que, no original, "Zero" era o personagem que conhecemos como Dentinho. O Recruta Zero se chamava Beetle Bailey. 
Os gibis eram lançados no Brasil pela Editora Rio Gráfica (que atualmente se chama Editora Globo após comprar a empresa gaúcha de mesmo nome). Em 1970, a editora Saber começou a publicar "Zé, o Soldado Raso". Nada mais era do que o Recruta Zero com outra denominação. Dentinho foi rebatizado Dentuço e os demais personagens foram apresentados com seus nomes originais, de forma que Quindim era Killer, Tainha era Snorkel e assim por diante.

Mort Walker faleceu ontem, aos 94 anos. Obrigado por sua obra maravilhosa.