quinta-feira, abril 19, 2018

Via-RS se despedindo

Hoje recebi uma notícia que me deixou triste e que vai me dar incomodação por um bom tempo: o Via-RS (Procergs), meu provedor de e-mail há mais de 20 anos, vai encerrar suas atividades. Isso significa que terei não só que atualizar meu endereço de e-mail em diversos sites de compras, como a minha própria identificação de usuário em alguns endereços precisará ser alterada. Tentarei substituir pelo Gmail, que utilizo alternativamente desde 2004. Se eu conseguir manter o mesmo perfil com outro e-mail como User ID (no Facebook, por exemplo), menos mau.

Lembro bem de um dia em 1996 em que eu e um colega de trabalho, logo após o expediente, fomos ao Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, para aproveitar uma promoção em um quiosque do Via-RS. Havia uma previsão da Mãe Dinah de que o prédio desabaria naquela data, de forma que ficamos lá dentro apenas tempo suficiente para adquirir os respectivos pacotes. Pelo sim, pelo não...

O conceito original do Via-RS era o de ser uma suíte de serviços diversificados, um dos quais era o correio eletrônico. A tela principal mostrava o desenho de uma cidade com ícones interativos espalhados na imagem. Inclusive a orientação para envio de e-mail era de que se colocasse um código no começo da mensagem dentro do campo específico da interface principal. Só depois fui descobrir que existia uma forma de se contornar essa etapa usando um endereço de e-mail com "pro" no meio. Muitas mensagens enviadas diretamentes de sites (via comando mailto) chegaram com esse e-mail no campo de remetente e só consegui ler as respostas quando descobri essa outra forma de comunicação.

A Internet mudou minha vida. Foi como um "sexto sentido" na acepção literal da expressão. De repente passei a "enxergar" um mundo que sempre existiu, mas era invisível para mim. Imediatamente fiz contato com fãs de David Bowie de vários países. Eu tinha a vantagem de ser fluente em inglês, então logo me integrei a comunidades virtuais formadas por interesses e não por proximidade geográfica. Muitas vezes fui acusado de ser "viciado em Internet" por pessoas que passavam todas as noites assistindo passivamente à programação da Globo. Hoje elas continuam fazendo isso ao mesmo tempo em que se conectam à rede, graças aos smart phones, novidade que não me faz falta. Também rejeitei o Twitter, Whatsapp e outros modismos totalmente dispensáveis na minha opinião. O Second Life também não me atraiu, mas quem sabe depois da morte?

Ultimamente o Via-RS, que já foi verdadeiramente um provedor de Internet, me atendia somente na parte de e-mails. Mesmo assim, vai ser complicado abrir mão de um endereço que usei por mais de duas décadas. É uma espécie de "Bug do Milênio" em menor escala, correndo o risco de desativar vários cadastros meus ao mesmo tempo. Claro que vou tentar evitar que isso aconteça. Mas o Via-RS funcionou bem enquanto durou. Vou sentir falta do Webmail, por exemplo. Mais um capítulo se encerra.